sábado, 15 de agosto de 2009

BARRAQUEIROS ADEREM À DEMOLIÇÃO







Depois de Pituaçu, a próxima demolição de barracas de praia na orla de Salvador está marcada para terça-feira (18), na praia de Jaguaribe. Cinquenta barracas serão demolidas pelos agentes da Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) e da Superintendência de Controle e Ordenamento de Uso do Solo do Município (Sucom). As ações ocorrem sem transtornos com os barraqueiros, já que trabalhadores e Prefeitura estão firmando acordo e assinando os respectivos termos de intenção.

Enquanto aguardam uma decisão judicial, que irá definir a situação da orla, os barraqueiros serão temporariamente relocados, até o próximo dia 29, em boxes de venda na Estação Transbordo do Iguatemi, onde permanecerão de forma provisória durante a semana. Já nos finais de semanas os barraqueiros poderão colocar um toldo e 20 jogos de mesas nas áreas onde ficavam suas barracas.

Segundo o secretário Sesp, Fábio Mota, as estruturas estão semi-destruídas e dão um aspecto de favelização à orla da cidade, são unidades com a construção inacabada, em péssimo estado de conservação ou consideradas inapropriadas pela Vigilância Sanitária. A primeira etapa do projeto prevê a demolição de 80 barracas, que, de acordo com Mota, não têm condições de atender à população, instaladas entre as praias de Pituaçu e Piatã. Estão previstas ainda demolições em mais três praias: Piatã, Placafor e Amaralina.

Grande Porte – As demolições de edificações de grande porte em péssimo estado de conservação na orla de Salvador começou segunda-feira (10), com o prédio principal do Clube BNB, no Corsário. A ação faz parte do projeto Cidade Limpa, que, num prazo de 30 dias, pretende retirar 80 barracas no trecho entre Pituaçu e o antigo Casquinha de Siri. A requalificação da orla começa no bairro de São Tomé de Paripe indo até a Praia do Flamengo e teve início em junho, com a retirada do excesso de publicidade que comprometiam o paisagismo.

Ana Karina Dias, moradora de Pernambués e frequentadora assídua da praia de Pituaçu, se diz animada com toda essa mudança. “Todos nós vamos sair ganhando, principalmente os barraqueiros, pois com as barracas novas vão atrair ainda mais os turistas”, declarou. Nilzete Paixão acredita que já era tempo de a Prefeitura fazer esta intervenção. “Um cenário como este amedronta e espanta qualquer um que passa por aqui. Depois de tudo pronto terei prazer de vir à praia”.


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cajazeiras ganha Coordenadoria de Defesa do Consumidor






O secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, e o coordenador municipal de Defesa do Consumidor, Rubem Carneiro Filho, inauguraram, nesta quarta-feira (12), no populoso bairro de Cajazeiras, uma unidade da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon). A unidade vai funcionar no imóvel onde está localizado o Serviço Integrado de Atendimento Regional (Siga), na Estrada do Coqueiro Grande, Quadra D – Fazenda Grande II. Com a inauguração desta unidade, a população do bairro não precisará mais se deslocar ao centro da cidade para defender os seus direitos.

Os profissionais do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), vão orientar os cidadãos quanto aos serviços diretamente ligados ao consumidor, como a realização de cálculos de financiamento de veículos, empréstimo pessoal, cartão de crédito, plano de saúde, antecipação de prestação, dentre outros. Os moradores do bairro agora também poderão reclamar, junto à unidade, os serviços prestados em má condição de funcionamento.

O coordenador da Codecon destacou a importância de, cada vez mais, a Prefeitura ampliar os serviços de atendimento ao consumidor, ressaltando que o papel do órgão é orientar o cidadão sobre os seus direitos diretamente ligados à relação de consumo. Outras duas novas unidades do órgão serão inauguradas pela Prefeitura até o final deste ano, uma em Itapuã e outra na Avenida Suburbana.

A unidade de Cajazeiras vai funcionar de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, com previsão de atender 80 pessoas por dia. Segundo o secretário de Serviços Públicos, a estrutura vai funcionar com advogado, estagiário, calculista e servidores. Atualmente, há três unidades do Codecon em funcionamento na cidade: na Estação Transbordo do Iguatemi, na Rua Chile, onde funciona a sede, e na Península de Itapagipe, localizada na Avenida Porto dos Mastros, na Cidade Baixa.

Além dos moradores da região, participaram da inauguração da unidade de atendimento ao consumidor, em Cajazeiras, secretários municipais, assessores da Prefeitura e a dirigente do Siga Cajazeiras XIV, Eliana Moraes Lima Mascarenhas.