sexta-feira, 16 de abril de 2010

Hierarquia e Disciplina

A Maçonaria é uma instituição, antes de tudo essencialmente iniciática, formada por homens que têm a alma propensa à prática do bem, sem o que ficam terminantemente impedidos de ingressarem nos mistérios da Ordem..
Entretanto, outras características também classificadas de essenciais estão inscritas no art. 1º na constituição do Grande Oriente do Brasil, e cujo amparo objetivo exige a presença de uma hierarquia apoiada num sistema de disciplina voluntária, superior, portanto, à disciplina compulsória de outras instituições, como exemplo as de cunho profissional - militares clericais, etc. .
O governo da Sublime Instituição por uma hierarquia escolhida democraticamente entre homens livres e de bons costumes, ungidos pela cerimônia da Iniciação e ligados por solenes juramentos que obrigam à defesa mútua até com cruento sacrifício, tem garantido à Ordem vencer, século após século, todos os ataques, abertos ou solertes, dos inconformados com o processo maçônico de aperfeiçoamento humano..
Nos dias atuais, quando as sociedades se vêem consumidas por vícios de toda natureza - violência, corrupção, exacerbação das aberrações sexuais - cabe à Maçonaria dar exemplo de correção moral e união fraterna, mas também de respeito à hierarquia e submissão à disciplina livremente consentida..
Cumpre observar na atividade da Arte Real o princípio da autoridade – no caso, outorgada diretamente pelo povo maçônico ao governo da Ordem - e as disposições legais, desde as mais antigas - os landemarques - que sustentam a nossa estrutura jurídica. Aí estão a Constituição, o Regulamento Geral da Federação, o Código Eleitoral, a Lei Penal e demais instrumentos que cobram conduta responsável dos maçons dentro e fora das Lojas, até por meio coercitivo..
Sem a firme e sincera vontade de vencer as paixões e render-se aos preceitos e à Lei Maçônica, parca contribuição poderá o Iniciado emprestar aos esforços da Maçonaria para mudar o ambiente hostil em que se encontra a humanidade, atormentada por guerras, terrorismos, torturas, corrupção e competitividade desenfreada..
Os irmãos do Grande Oriente do Brasil, fiéis aos princípios que presidem os destinos da Instituição, certamente saberão conduzir-se com equilíbrio e fraternidade, sempre vigilantes do seu compromisso de Iniciado e evitando por todos os meios dar prejuízo à Ordem e ao mundo.
.
Brasília, 16.04.2010

Marcos José da Silva
Grão-Mestre Geral



















Nenhum comentário: