segunda-feira, 27 de julho de 2009

DOLAR EM QUEDA

Pressão de bancos leva dólar a fechar em queda de 1,1%


SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou em baixa ante o real, diante da pressão dos bancos para manter a cotação da moeda norte-americana em baixa para defender suas posições.

Em dia de agenda fraca de divulgação de indicadores econômicos relevantes, a pressão dos bancos para a queda do dólar se sobressaiu ao movimento de realização de lucro nas bolsas de valores.

O dólar recuou 1,11 por cento nesta segunda-feira, para 1,876 real, na mínima do dia.

Para o diretor da NGO Corretora, Sidnei Moura Nehme, os bancos têm pressionado pela queda do dólar no mercado à vista para cobrir suas posições vendidas com lucro.

Os bancos estavam com 4,39 bilhões de dólares em posição líquida vendida no mercado futuro da BMF Bovespa no dia 24 de julho.

Além disso, no mercado à vista, a compra de dólares pelo Banco Central acima do fluxo cambial tem ampliado a posição vendida dos bancos.

Os bancos aumentaram para 1,292 bilhão de dólares sua posição vendida em dólares no dia 23 deste mês, ante 524,4 milhões de dólares no final de junho, segundo informou o BC nesta segunda-feira.

Para o gerente da Fair Corretora, Mário Battistel, a tendência para o dólar é de queda, com a balança comercial brasileira apontando superávit e a melhora do fluxo de recursos para o Brasil.

A balança comercial brasileira teve superávit de 653 milhões de dólares na quarta semana de julho.

(Reportagem de Silvia Rosa e José de Castro)

Nenhum comentário: